04 setembro 2016

Bloqueio criativo - Como lidar



Nunca pensei que isso me aconteceria. Pois é, eu tenho bloqueio criativo e vou contar uma coisa, é muito angustiante não poder colocar para fora o que tem na sua mente. Simplesmente trava tudo.
No começo não sabia ao certo o que acontecia, mas estudei e pesquisei sobre o assunto. Geralmente acontece com nós designers, blogueiros, escritores e com quem mais trabalha exclusivamente com a criatividade. No meu caso, esse bloqueio me afeta na parte de fazer posts para o blog, minha mente sabe o tema, mas não consegue produzir conteúdo. Já como designer não me afeta muito. E o engraçado é que depois de meses sofrendo com esse trava cuca, as palavras então deslizando no teclado do computador. Acho que eu precisava escrever sobre esse assunto, kkk.
Li muito sobre isso e algumas técnicas interessantes que executei funcionaram para mim. Mas existem vários conteúdos na internet que diz que podemos evitar o bloqueio criativo. Eu não concordo. Conseguimos sim melhorar nosso raciocínio e produção de conteúdo, mas não temos como evitá-lo. Como eu disse anteriormente, ele simplesmente acontece e trava tudo. E pode demorar horas, dias ou até mesmo meses, como no meu caso. Sei que muitas pessoas passam por isso e gostaria de compartilhar algumas dicas e ideias para que possam atravessar essa barreira e soltar a criatividade de vez!


Trabalhe em um ambiente divertido:
Deixe o local de seu trabalho alegre, divertido e com a sua cara. Se trabalha em casa, decore o home office com objetos legais, coisas que te inspire. No meu Home Office por exemplo, se encontra decoração com flores, livros, objetos coloridos e que me fazem lembrar um momento feliz.

Se inspire:
Utilize mídias sociais como Instagram, Pinterest para se inspirar em imagens legais, coisas interessantes e pessoas bonitas ( é, isso ajuda a desbloquear sua mente).

Leia livros:
Ler é um dos melhores remédios. Ler abre nossa mente, nos leva para lugares incríveis, nos faz criar imagens e nos obriga a viver a história. Sem querer, nosso cérebro já está produzindo conteúdos.

Use as Redes Sociais para obter ideias novas:
Usar as redes sociais não é só para cuidar da vida alheia e postar fotinhos, kkk
Serve para pesquisar coisas interessantes e diferentes, e assim se abrir para novas fontes criativas.

Visite blogs com conteúdos diversificados:
Essa é uma das técnicas que melhor se aplica no nosso caso, pois visitar blogs e sites que falem de vários assuntos nos leva a respirar novos ares, conhecendo coisas novas diversas e inspirações que faltavam para escrever.

Ouça música:
Escutar música sempre é uma boa ideia, independente do momento não é?
Ela ajuda a relaxar e a estimular a mente e por consequência pode ativar partes do cérebro relacionados á motivação, excitação e criação.

E então? Será que esse texto ajudou um pouquinho?
Deixem seus comentários abaixo e compartilhem suas experiência comigo ;)
Responderei todos!


       

Um comentário:

  1. Eu amo ler esse tipo de post porque de vez em quando tenho bloqueio criativo. É horrível.
    Amei seu post e seu blog é uma gracinha >.<

    WWW.ACRESCENTADA.COM.BR

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
- Deixe o link do seu Blog que retribuo.
Volte sempre!